Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A ROTINA

Vamos falar um pouco sobre a rotina... Para muitos pode soar como um sacrifício, uma obrigação, mas a rotina tem um papel muito importante na vida de todos: um organizador! A rotina organiza as relações sociais, o lazer, a atividade rentável/ou não, e todas as atividades desempenhadas. 

Ao apresentar algum prejuízo na organização da rotina, isto pode repercutir em um desempenho aquém do esperado nas atividades de vida diária. E, alguém que já possuiu um prejuízo no desempenho das atividades do dia a dia precisa organizar sua rotina, afim de melhorar este desempenho. Para tanto, é de suma importância estabelecer horários para as atividades diárias, de forma a seguir uma estrutura lógica e  prática de organização. Isto é válido para crianças (com rotina do brincar, estudar, colaborar em casa, dormir, entre outros), adultos e idosos com ou sem prejuízo físico e cognitivo. 

É comum encontrar pessoas com algum comprometimento em componentes de desempenho (físico, cognitivo, perceptivo, emocional, social e mental), que queixam-se de comportamento agitado e com oscilação importante de humor (crises de choro frequentes, intercaladas com risos imotivados), e que não tem um fazer organizado. É importante, então, organizar a rotina de forma a dar significado ao tempo, por meio de atividades contextualizadas.

Mas isto não é importante apenas para quem já tem um comprometimento. Organizar o fazer, atribuindo a ele significado, é importante a todos. Lembre-se que é importante dosar bem as atividades, para não preencher a rotina apenas com atividades laborativas, ou somente com atividades de lazer. Mesclar a rotina com atividades diversas, faz com que ela seja mais rica em trocas sociais, em conhecimento, em vivência. E isto é altamente válido para os cuidadores/familiares que muitas vezes estruturam sua rotina a partir do cuidado com o outro e unicamente nesta atividade, sem dosar a sua rotina de forma a permitir exercer outro papel, além do de cuidador. 

Então lhe pergunto: Como está sua rotina? 

Organize-se!

Abraço,
Keliane de Oliveira
Terapeuta Ocupacional

O Blog está de volta!


Boa Noite!!! Depois de um recesso para assuntos diversos, o blog Terapia Ocupacional em Destaque está de volta!!! E com várias novidades!!!! Acompanhe diariamente!

Abraços,
Keliane de Oliveira
Terapeuta Ocupacional