Dia Nacional da Luta Antimanicomial
No ano de 1987, durante o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, na cidade de Bauru-SP, o Movimento da Luta Antimanicomial escolheu no calendário nacional uma data para reafirmar a luta “por uma sociedade sem manicômios”. Ficou estabelecido o Dezoito de Maio como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Desde então, Belo Horizonte cumpre esta agenda, pautando a implantação da ousada política de saúde mental em rede, o que produziu as primeiras mudanças e evidenciou a viabilidade da proposta. Em 1997, aconteceu pela primeira vez na cidade a manifestação político-cultural no formato de carnaval e assim vem acontecendo até os dias de hoje.
De forma lúdica, sensível e crítica, a escola de samba “Liberdade Ainda que Tam Tam”, mobiliza a cidade, provocando reflexões sobre o lugar social da loucura em seu encontro com a arte e o pensamento. Este ano, a manifestação da luta antimanicomial, em Belo Horizonte , acontecerá no dia 16 de maio.
Então saia de casa com a tolerância redobrada, e quando deparar-se com o trânsito um pouco complicado e muita alegria desfilando pelas ruas de BH, atente-se que o desfile deste ano é SE NÃO NOS DEIXAM SONHAR, NÃO OS DEIXAREMOS DORMIR.
Fonte: http://antimanicomialbh.blogspot.com.br assessoria de impresa do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário