Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

sábado, 5 de dezembro de 2015

Esquizofrenia e Superação

Compartilho esta matéria, mas já faço minha crítica relacionada ao título. Não acho que seja uma batalha contra a esquizofrenia, mas sim para conviver com ela e ter qualidade de vida.

Fora isto esta matéria alerta sobre a importância de intervenções não farmacológicas, que podem ser orientações à família, grupos de apoio, grupos de atividades e sempre o estímulo à convivência social. Ter participação social nos confere maior qualidade de vida quando conseguimos reforçar nossa rede de suporte social e observar oportunidades. A Terapia Ocupacional tem contribuições de suma importância para favorecer maior participação social.
Histórias de superação, sempre nos interessam, principalmente relacionado a um transtorno tão estigmatizado quanto a esquizofrenia.

Se você tem esquizofrenia ou alguém de sua família a tem, peça ao psiquiatra a indicação de um Terapeuta ocupacional em sua região. Será importante para auxiliar nesta participação social, melhora dos sintomas negativos, e auxílio à família nas orientações necessárias.
"Se é sobre cuidado, interessa à Terapia Ocupacional"
Abraços,
Keliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário