Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

sábado, 23 de janeiro de 2016

Esquizofrenia: Grupo de Orientação aos Familiares

Olá! Vim falar de um tema de suma importância que é a orientação familiar. A família em todos os tratamentos é uma grande parceira, e quando assume o tratamento junto ao cliente proporciona maiores chances de sucesso.


Na esquizofrenia, não é diferente. A família é uma grande parceira no processo de tratamento. No entanto, muitas vezes a família não recebe a atenção que precisa e merece em um contexto muitas vezes conturbado do início do transtorno, ou da recorrência de surtos.



É preciso que a família seja orientada quanto aos sintomas, o curso do transtorno, os possíveis efeitos colaterais da medicação, as possíveis mudanças de humor, mudanças comportamentais, entre outros fatores relativos à esquizofrenia. 



Mas e a acolhida desta família? Como são orientadas a estar diante do sofrimento de um familiar? Como são orientadas a organizar sua rotina para que o seu tempo não seja somente o tempo de cuidado com o outro? Quando lhe são passadas informações que as alertem para a necessidade de cuidado consigo mesma, sendo cuidadora?



Este é um dos papéis que a Terapia Ocupacional pode desenvolver junto ao familiar cuidador. Muitas vezes o familiar acredita que dedicando todo o seu tempo ao outro, vai oferecer um cuidado de maior qualidade, mas isto não acontece.



Com esta proposta, foi criado o grupo de acolhida e orientação aos familiares de pessoas com esquizofrenia. Assuntos como rotina, organização, responsabilidades e lazer, são temas discutidos e merecem devida atenção.



Venha participar do grupo. O grupo é pequeno para garantir uma melhor acolhida e cuidado. Este grupo terá início se mantendo pelas manhãs de sextas-feiras. 



Se você está tendo dificuldades no manejo do tempo, do cuidado com você e com seu familiar, venha conhecer este grupo. Entre em contato comigo. Aguardo vocês!


keliane.oliveira@gmail.com

(31) 4103-4455
Abraços,
Keliane
"Se é sobre cuidado, interessa à Terapia Ocupacional". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário