Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

domingo, 31 de março de 2013

Estigma e Esquizofrenia

O Estigma na esquizofrenia tem sido investigado por diversos grupos, em diversos locais, por ser nesta síndrome um fator provavelmente perpetuador do ciclo que envolve os sintomas negativos e o baixo funcionamento social. O estigma parece fortalecer tais sintomas que já apresentam prejuízo nesta síndrome.

Sabe-se que os sintomas negativos, são menos responsivos à intervenção farmacológica. Por isto a necessidade de que a intervenção na síndrome esquizofrenica seja não somente farmacológica mas também psicossocial e cognitiva.

O estigma está relacionado á marginalização social, à redução da busca por ajuda - inclusive em relação à saúde física, ao prejuízo na qualidade de vida global, redução da rede de suporte social, baixas oportunidades de emancipação e empoderamento, entre outros.

Estigma é um termo amplo, que abrange problemas de conhecimento (ignorância), postura (preconceito) e comportamento (discriminação). Para reduzí-lo e eliminá-lo, faz-se necessário a combinação de intervenções junto ao sujeito e junto á comunidade, onde pode ser possível, por meio de criação de oportunidades, potencializar as habilidades a fim de uma melhor qualidade de vida.

A mudança certamente não é rápida e requer alto investimento de tempo e de conhecimento. Acredito ser este um caminho interessante de construção de espaços de direitos realmente alcançáveis. E é neste caminho que tenho dedicado minha pesquisa.

Abraços,
Keliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário