O mês inicia com o dia mundial da conscientização do Autismo. A conscientização é de suma importância para garantir apoio à criança e à família, redes de suporte em saúde e educação, oportunidades igualitárias de convívio e superação ao preconceito.
Em saúde fala-se em Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e em 2012 foi sancionada uma lei para instituir uma Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Para efeitos legais a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência.
Pesquisas mostram que 01 em cada 100 crianças é portadora do TEA, e parece afetar mais aos meninos do que as meninas. O mais comum é que o transtorno se instale nos três primeiros anos de vida, e isto traz consequências importantes no que tange às conexões de neurônios em áreas importantes para a sociabilidade.
Para conscientizar é preciso informar, por isto neste mês de Abril, o blog oferecerá diversas informações a respeito do TEA. Serão vários aspectos abordados envolvendo neurociências, família, cuidado, educação, tratamento e autonomia.
Nos acompanhe! Abraços,
Keliane de Oliveira
Terapeuta Ocupacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário