Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO - 02 DE ABRIL


O mês inicia com o dia mundial da conscientização do Autismo. A conscientização é de suma importância para garantir apoio à criança e à família, redes de suporte em saúde e educação, oportunidades igualitárias de convívio e superação ao preconceito. 

Em saúde fala-se em Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e em 2012 foi sancionada uma lei para instituir uma Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Para efeitos legais a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência. 

Pesquisas mostram que 01 em cada 100 crianças é portadora do TEA, e parece afetar mais aos meninos do que as meninas. O mais comum é que o transtorno se instale nos três primeiros anos de vida, e isto traz consequências importantes no que tange às conexões de neurônios em áreas importantes para a sociabilidade. 

Para conscientizar é preciso informar, por isto neste mês de Abril, o blog oferecerá diversas informações a respeito do TEA. Serão vários aspectos abordados envolvendo neurociências, família, cuidado, educação, tratamento e autonomia.

Nos acompanhe! Abraços,
Keliane de Oliveira
Terapeuta Ocupacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário