Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

O Blog

Desde a minha graduação, observo como algumas simples orientações ou reflexões podem fazer muita diferença na vida de todos nós. Seja uma dica sobre a forma mais indicada para carregar uma caixa, ou sobre como estimular a atenção ao longo da vida, ou ainda como prevenir quedas e acidentes domésticos.

Tive várias experiências nos processos de reabilitação, mas sempre me inquietei com relação aos programas de promoção de saúde. Afinal através de um trabalho sério de promoção de saúde e prevenção de doenças, muitos pacientes que hoje chegam aos centros de reabilitação poderiam evitar esse caminho. Obviamente não quero dizer que os processos de reabilitação são frutos do descuido ou falta de informação por si só. Mas quero sim dizer que a informação tem poder auxiliar na modificação de caminhos e evitar maiores complicações.

Neste espaço, quero então trocar informações simples acerca destas situações rotineiras e que podem assumir uma representatividade muito grande quando o assunto é saúde e doença. 

Este Blog tem como proposta apresentar para a comunidade em geral orientações da Terapia Ocupacional nos mais diversos campos de atuação, para melhorar e manter a qualidade de vida da população. Também é um espaço onde vou compartilhar um pouco da minha experiência em contato com diversos públicos na prática clínica, mostrando um pouco da Terapia Ocupacional sob o minha perspectiva. Espero que este seja um espaço produtivo de trocas.

Os comentários e trocas de informações são sempre muito bem vindos. Estarei sempre atualizando o blog e participando dos comentários. Vale ressaltar que este espaço não tem a pretensão de substituir qualquer intervenção profissional. As orientações e reflexões aqui postadas, referem-se as questões que me são levantadas no dia a dia e que podem facilitar muito na rotina de cada um. Mas de forma alguma podem substituir a intervenção dos profissionais.

Todo conteúdo aqui postado que não fizer parte das minhas reflexões a partir da prática clínica, terão seus autores devidamente citados. 

Qualquer sugestão de tema pode ser encaminhada por e-mail. O meu e-mail de contato é keliane.oliveira@gmail.com

Abraço,
Keliane