Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Esquizofrenia - Ser saudável 21/09/2011


Compartilho com vocês um vídeo muito interessante sobre a esquizofrenia. É longo, mais bastante informativo, com depoimentos. Assistam e rompam com preconceitos.



Vale ressaltar que o uso da medicação atua particularmente nos sintomas positivos (delírios, alucinações, etc), nos sintomas negativos e cognitivos a medicação não se mostra muito eficiente, sendo então mais viável o uso de tratamentos não-farmacológicos paralelamente ao uso da medicação. Quanto mais cedo iniciam os tratamentos, maior a chance de melhora funcional e ocupacional.  Um ponto muito importante também tratado neste vídeo é relacionado ao estigma e da discriminação social, uma barreira para o melhor funcionamento social e ocupacional, com maior autonomia e independência. Neste processo a educação da sociedade é de suam importância, pois poucos realmente conhecem a esquizofrenia. Existem médicos, advogados, engenheiros e tantos outros profissionais esquizofrênicos bem sucedidos! Vamos romper com este preconceito!


Abraços, 
Keliane de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário