Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Casos de T.O.: Terapia Ocupacional e Esquizofrenia


Então a mãe me escreve um e-mail um tanto preocupada relatando que o filho após ser diagnosticado com esquizofrenia estava em uso regular da medicação antipsicótica e com consultas frequentes ao psiquiatra, mas completou dizendo que ele parecia estar sobrevivendo e não vivendo pois mantinha o que o psiquiatra lhe esclarecera ser a sintomatologia negativa do transtorno (principalmente no caso dele isolamento social e embotamento afetivo). A mãe diz que o psiquiatra a orientou procurar um terapeuta ocupacional, e que este profissional o auxiliaria a ter um melhor funcionamento social. 

No e-mail a mãe diz ter ficado surpresa por não conhecer o papel do terapeuta ocupacional e  me pergunta: é você a profissional que pode ajudar o meu filho a viver e melhorar a interação com os outros?

Sim, eu respondi. Sim, é o terapeuta ocupacional o profissional que tem como foco de intervenção as áreas do desempenho ocupacional. É este profissional que por meio de acompanhamentos terapêuticos, atendimentos domiciliares e intervenções em grupo, pode favorecer o potencial de trocas sociais, estimular o uso de estratégias para melhor funcionamento social e circular com o cliente para entender suas principais dificuldades e trabalhar resoluções de problemas junto a ele para tais situações. Sim, o terapeuta ocupacional é imprescindível no tratamento de pessoas com transtorno do espectro da esquizofrenia. 

"Se é sobre cuidado, interessa à Terapia Ocupacional!"
Abraços,
Keliane


Nenhum comentário:

Postar um comentário