Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

domingo, 27 de março de 2011

Com o que você tem se ocupado? Parte I Lazer

Por ser a Terapia Ocupacional, a ciência que dirige suas atenções para a ocupação humana, dedicarei um espaço para compartilhar algumas reflexões acerca das atividades humanas. Esta é a primeira parte desta conversa. Espero que seja prazeroso e significativo para você

 
Muitas pessoas questionam sobre qual seria a maneira de ganhar, manter ou restabelecer sua saúde mental e física. Sabe-se que muitos hábitos e interesses influenciam neste caminho, e todos eles relacionam-se com a Ocupação Humana. Ocupação é o aspecto central da experiência humana. E a maneira como interagimos com o contexto diz respeito ao nosso desempenho ocupacional.

Ao longa da vida, desempenhamos diversos papéis. Papel de filho, de estudante, de dependente, de namorado, de namorador, de trabalhador, de esposo, de provedor, de empreendedor, de dependente... São muitos os papéis que assumimos e neste caminho de papel em papel a sociedade tem grande influencia nas nossas escolhas e condutas, afinal somos seres sociais com identidades sociais.

A Ocupação Humana, diz respeito as atividades com as quais nos envolvemos durante a vida e por variados motivos. Diz respeito aos nossos hábitos, motivações e ao nosso desempenho. Ocupar-se portanto não é somente envolver-se com qualquer coisa. Ocupar-se diz muito sobre o sujeito. Diz respeito às nossas experiências. E portanto cada um de nós tem um histórico ocupacional. Este histórico relaciona-se às nossas escolhas, preferências e papéis sociais.
 Gostaria de convidá-lo agora a pensar com o que você tem se ocupado?

 Pense na sua rotina. Você provavelmente já ouviu dizer que o ideal para aproveitarmos com qualidade as nossas 24 horas diárias seria dividindo-as em três, onde 8 horas seriam dedicadas ao trabalho (adulto), 8 para o lazer e 8 para o sono. Mas e você? Como tem dividido as suas 24 horas?
Alguns dormem mais de 8 outros menos...outros trabalham mais de 8 e muitos não dedicam nem mesmo 1 hora do dia ao lazer...Muitas vezes deixamos para fazer algo prazeroso, alguma atividade significativa somente aos finais de semana. E muitíssimas vezes limitamos este lazer a nos sentarmos em frente ao televisor.
   
As atividades humanas geralmente são ricas de trocas, e através de seu desempenho temos oportunidades de desenvolver aspectos motores, perceptivos, intelectuais e neurológicos. São muitos os benefícios que uma atividade de lazer de sua preferência pode trazer-lhe.

Um simples jogo de cartas, pode estimular muitas funções importantes para corpo e mente. Alguns exemplos: raciocínio lógico, uso de estratégias, concentração, atenção, memória, equilíbrio na posição sentada, coordenação e manipulação de cartas, socialização, dentre outras. Existem muitas e muitas opções de lazer, e estas atividades são de suma importância ao longo da vida, ou seja tanto crianças como adultos e idosos precisam ter inseridas em sua rotina atividades de lazer.

Então pense bem. Ao invés de mergulhar apenas em atividades isoladas, como de trabalho ou soneca, busque maior qualidade de vida através de atividades que lhe sejam significativas e que sejam ricas de estímulos que favorecerão sua saúde. Você se diverte, alivia as tensões do dia a dia e se previne de futuramente experimentar alguns prejuízos que podem comprometer muito sua autonomia e independência.

Muito precisa ser dito a respeito do lazer. Neste post pretendi apenas fazer-lhe um convite à reflexão. Em outros momentos trarei muito mais a respeito.

E lembre-se, a ocupação da qual a Terapia Ocupacional atenta-se, é a Ocupação Humana com todas as peculiaridades que lhe cabe e não uma ocupação vazia de envolvimento e significado. Cuide-se!

Em breve a parte II
Terapia Ocupacional, só com Terapeuta Ocupacional.

Abraço,
Keliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário