Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Eu, Terapeuta Ocupacional!

Sim, hoje é dia do Terapeuta Ocupacional (13/10)!!!! Parabéns a todos nós que nesta profissão nos encontramos!!!

Eu, Keliane, Terapeuta Ocupacional me encontrei de fato nesta linda profissão e gostaria de  compartilhar aqui como ela entrou em minha vida e como atualmente é minha definição...

Em 2005, quando resolvi prestar vestibular não sabia exatamente qual curso escolheria, mas sabia que queria algo que tivesse impacto social. Conversando com uma amiga/prima que fazia psicologia, ela me convidou a conhecer a Terapia Ocupacional (TO) e ela achava que era uma profissão com significativo impacto social. Pesquisei na internet e apesar de informações incompletas e pouco esclarecedoras resolvi prestar vestibular e passei.

Ao longo do curso fui me aproximando das disciplinas práticas e me identificando com cada área que experimentava, e cada vez mais me apaixonando, pelas diferentes formas de promover independência e autonomia nas mais diversas áreas de atuação. 

Em 2009 me formei e comecei atuando com a saúde do idoso. Empenhava em possibilitar a pessoas idosas institucionalizadas, melhora no desempenho de habilidades cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem entre outras) e habilidades sociais (estimulando principalmente o convívio com o outro). Trabalhei também com a saúde mental da criança e do adolescente, estimulando melhora do desempenho escolar e conquista das habilidades sociais. Após dois anos, trabalhando com acompanhamento terapêutico em saúde mental, comecei a trabalhar em um serviço do SUS no atendimento a crise psiquiatrica (CENTRO DE REFERENCIA À SAÚDE MENTAL - CERSAM). Atuar na crise psiquiatrica, reinventando o fazer significativo do viver em liberdade tornou-se meu foco, e minha grande paixão. Neste período tive oportunidade de iniciar um trabalho de supervisão em Residências Terapêuticas e vivencio uma outra porção importante da luta antimanicomial, que são as RT's.

Neste percurso, eu notoriamente mais aprendi do que ensinei e saber que em uma única profissão percorri caminhos distintos, mas que todos eles me levam para o bem estar, o fazer significativo do outro, me faz entender o quão maravilhosa é a Terapia Ocupacional, e me faz desejar cada vez mais contribuir para o bem estar dos pacientes e para a divulgação desta profissão incrível.

Infelizmente a Terapia Ocupacional é uma profissão que geralmente quem conhece e aprecia é quem vivencia alguma limitação funcional em seu desempenho ocupacional. Mas a missão deste blog é divulgar o papel e as possibilidades desta profissão que tanto amo.

Seja bem vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário