Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional em Destaque

Terapia Ocupacional

"É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções e Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico"

Referência: World Federation of Occupational Therapy; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional; Centro de Estudos de Terapia Ocupacional - Ceto. Definições de Terapia Ocupacional. Lins: Faculdades Salesianas de Lins, 2003. (p.70)

Conheça este profissional e usufrua de suas capacidades.

Sejam todos muito bem vindos!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Risco de Quedas para Idosos

Uma das áreas de atuação da Terapia Ocupacional é a Gerontologia. Área que oferece assistência ao público idoso com ações preventivas e de reabilitação. Dentre as possíveis ações preventivas, está a adaptação domiciliar. Frequentemente utilizada para idosos que ainda tem preservadas parte significativa de sua independência nas atividades do dia-a-dia e circulação dentro de casa, mas precisa fazê-lo com maior segurança devido ao declínio funcional característico do processo de envelhecimento. Compartilho um vídeo que oferece algumas dicas importantes e informo que todo terapeuta ocupacional é um profissional apto a fazer adaptações domiciliares de acordo com a necessidade de cada idosos. E reforço que isto deve ser feito em toda casa que tiver idosos, pois reduzindo o risco de quedas, prolonga-se a funcionalidade e autonomia, por meio da segurança para circular em casa. Infelizmente, muitas vezes este cuidado não é tomado, e então ao procurar um profissional da reabilitação, a demanda já é outra e frequentemente acompanhada de dor, perda parcial da independência e autonomia para o desempenho das atividades de vida diária. Portanto, vamos nos atentar e prevenir!


Abraços,
Keliane - T.O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário